6 de Fevereiro de 2014 às 15:00

Movimentos sociais e sindicais cutistas se organizam para as lutas de 2014

55 ANOS DO SEEB-CG

Andréia Cercarioli

Cerca de 50 dirigentes dos Movimentos Sociais e Sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) se reuniram, na manhã de quarta-feira (5), na sede da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), com o intuito de debater a organização das atividades da chamada ‘Unitária’, que é o Fórum de organização dos movimentos de MS.

De acordo com o presidente da CUT/MS, Genilson Duarte, o momento foi de extrema importância e deliberou questões importantes como a realização de uma Plenária dos Movimentos para o final de março, com o intuito de debater questões como o cenário eleitoral deste ano. “Os movimentos sociais e sindicais possuem papel de extrema importância na construção de uma sociedade melhor, que respeite a classe trabalhadora e seja respaldada na justiça social, nesse sentido não podemos ficar de fora do debate eleitoral, da política partidária que conduz o nosso país, por isso estamos nos organizando e pretendemos reunir um grande número de lideranças para discutir nossos posicionamento diante do cenário eleitoral deste ano, tanto a nível de Estado, quanto a nível nacional”, explica.

Entre as pautas debatidas estavam, além da Plenária dos Movimentos, que será realizada no final de março, o Congresso Nacional do MST, que começara na semana que vêm, o dia 1° de Maio, o dia 8 de Março, os 35 anos da FETEMS, também em Março e os 55 anos dos Sindicatos dos Bancários, que iniciará as comemorações em abril.

Estiveram presentes além da CUT, da FETEMS e do MST, Sindsprev/MS, Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, SINTRAM/MS, CDDH – Marçal de Souza, Sindicato de Campo Grande e Federação da Construção Civil, Secretaria dos Movimentos Sociais do Partido dos Trabalhadores Regional e Municipal (Campo Grande), Conselho do Povo Terena, SINTSS, entre outros companheiros e companheiras representando mandatos da esquerda e movimentos sociais de MS.

Karina Vilas Boas - FETEMS