25 de Maio de 2014 às 09:12

LUTA, SOLIDARIEDADE E PARTICIPAÇÃO

ARTIGO

Desde 1984 quando cheguei a Campo Grande, achava as lutas sindicais um pouco tímidas, pois observava as lutas encabeçadas pelo Lula em São Paulo.

Em 1985, quando entrei para a antiga SUCAM (Superintendência de Campanhas da Saúde Pública), organizamos uma oposição sindical e conheci o Zeca do PT e o Ananias Costa, dirigentes sindicais bancários, que nos ajudaram muito e que fazem parte desta história. Aprendi mais sobre a categoria e suas lutas e foi assim que me relacionei mais com a pauta e os trabalhadores bancários.

Durante esses anos, muita coisa aconteceu e há pouco tempo, após muito debate, a oposição cutista ganhou as eleições internas do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região. Assim, o Sindicato dos Bancários filiou-se à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e percebemos uma mudança na política, a partir da gestão da Entidade então presidenta Iaci Azamor Torres, onde a luta, a solidariedade e a participação são as principais marcas. Com uma participação que não existia por parte deste Sindicato, nas lutas gerais e sindicais.

Basta observarmos a greve do ano passado que contou com o apoio incondicional de todos os sindicatos e militantes cutistas. Foi uma greve histórica e vitoriosa que trouxe muitas conquistas para os trabalhadores do ramo financeiro. Por estes e outros motivos, quero saudar e homenagear a companheira Iaci Azamor, a primeira mulher presidenta do Sindicato dos Bancários nestes 55 anos.

Mulher de garra, companheira e que sabe conduzir muito bem, junto a sua diretoria, esta importante Entidade. Parabéns ao Sindicato dos Bancários pelo resgate de sua trajetória, parabéns por esta importante iniciativa da diretoria e parabéns pelos seus 55 anos de lutas, que colabora com a história de Mato Grosso do Sul.

GENILSON DUARTE

Presidente da CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul)

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros