25 de Maio de 2014 às 09:12

ATUAÇÃO AFINADA E DIRETORIA DISPOSTA A GRANDES DESAFIOS

ARTIGO

Nos últimos dez anos, a categoria bancária conquistou grandes avanços em sua Convenção Coletiva de Trabalho, graças à mobilização e à unidade dos sindicatos em todo o País. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região esteve sempre presente nessa luta, em especial a partir de 2012, com a eleição de uma nova diretoria, tendo à frente a companheira Iaci Azamor Torres. Primeira mulher eleita presidenta pelos bancários, atua afinada com uma diretoria disposta a novos desafios, ocupando assim um lugar de destaque no movimento nacional bancário.

Iaci e os companheiros de Campo Grande têm participação destacada no Comando Nacional dos Bancários, nas comissões de empresas nacionais dos principais bancos e nas comissões temáticas de discussão e negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), transformando o Sindicato num dos principais atores do movimento sindical do Brasil.

Tanto nas mobilizações quanto na mesa de negociação, o Sindicato de Campo Grande vem oferecendo contribuições para importantes conquistas na Convenção Coletiva, como os dez anos consecutivos de aumento real de salário, valorização do piso, melhorias na PLR (Participação nos Lucros e Resultados), combate ao assédio moral e avanços na segurança bancária e em outras questões econômicas e sociais.

Quero ainda destacar a importante participação do Sindicato de Campo Grande em outras lutas dos trabalhadores, como por exemplo no combate ao PL 4330, da terceirização, um dos maiores movimentos nacionais que já realizamos. Muitos dirigentes do Sindicato estiveram presentes nessa luta. Foram meses de mobilização no Congresso Nacional, em Brasília, e no convencimento dos parlamentares em suas bases no Estado de Mato Grosso do Sul.

Isso nos garantiu uma grande vitória nesta batalha, importante para vencermos a guerra contra a precarização do trabalho.

Por tudo isso, quero aqui registrar nosso agradecimento não só à diretoria do Sindicato, mas também a todos os bancários e bancárias de Campo Grande que, com ousadia, mobilização e unidade contribuíram decisivamente para escrever essa nossa história de lutas e conquistas.

CARLOS CORDEIRO

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Coordenador do Comando Nacional dos Bancários