25 de Outubro de 2007 às 11:45

IBGE diz que desemprego cai a 9% e renda está estável

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (35 de outubro) indicam que a taxa média de desemprego caiu em setembro nas seis regiões metropolitanas consultadas pela instituição. Foram registrados recuos em Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

Segundo a Folha Online, a taxa ficou em 9%, número 1% abaixo da apurada em setembro de 2006. Com isso, a população ocupada nas seis regiões também cresceu 1%. Nas seis regiões, o número de desempregados atingiu 2,1 milhões.

Paralelamente, o contingente de trabalhadores com carteira assinada no setor privado caiu 0,4% em relação a agosto e 1,3% se comparado com setembro de 2006.

Já a renda média da população ocupada ficou estável entre agosto e setembro. Segundo o IBGE, a massa real d rendimento da população ocupada chegou a R$ 23,5 bilhões em julho nessas seis regiões, um valor 1,3% superior a junho e 5,4% sobre o mesmo mês do ano anterior.

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Folha Online