24 de Junho de 2022 às 14:40

Comitê de Luta dos Bancários do SEEBCG-MS participa de mobilização contra a carestia

Comitê de Luta

Os Comitês de Luta estão realizando um mutirão contra a carestia em todo o Brasil. A ação começou nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26). O lema da mobilização é “Tá tudo muito caro! O povo é quem sente”.

O Comitê de Luta dos Bancários, lançado pelo SEEBCG-MS, também está participando da ação com circulação de carros de som pela região central de Campo Grande. A entidade sindical também vai discutir o assunto do aumento do custo de vida com os presentes do Arraiá d@os Bancári@s, que será realizado no sábado, dia 25.

Neste Mutirão de Mobilização, o objetivo principal é a denúncia da alta de preços, num momento em que a inflação ultrapassa os 12% nos últimos 12 meses, e a defesa da democracia. Em Campo Grande, por exemplo, a cesta básica aumentou 22% nos últimos 12 meses e a gasolina, 68%.

Segundo o Dieese, no acumulado dos últimos 12 meses, 12 dos 13 produtos da cesta tiveram aumento substancial. Entre os maiores estão a batata (76,08%), café em pó (69,81%), tomate (54,37%), açúcar refinado (42,33%), óleo de soja (33,97%) e farinha de trigo (26,09%).

Em todo país, as principais atividades dos comitês são panfletagens em locais de trabalho, feiras, supermercados, quitandas e outros locais onde as pessoas sentem o aumento do custo de vida. Os manifestantes também fazem visitas de porta em porta, a festas juninas comunitárias e outros locais com concentração de pessoas, colagem de cartazes, fixação de faixas e circulação de carros de som, além de ações nas redes sociais.

JORNAL 1

JORNAL 2