6 de Fevereiro de 2026 às 13:00
Direitos

Campo Grande recebeu, nesta quinta-feira (5), o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, que esteve no Sindicato dos Empregados no Comércio, onde se reuniu com trabalhadores e dirigentes sindicais para discutir o fim da escala de trabalho 6x1. A presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues, participou deste debate.
"Embora a categoria bancária já usufrua da escala 5x2, é fundamental que o nosso sindicato e os trabalhadores bancários estejam unidos nessa luta pelo fim da jornada 6x1 para as demais categorias. Essa é uma pauta de toda a classe trabalhadora, pois a redução da jornada representa diretamente mais qualidade de vida e saúde mental para todos", afirmou Neide.
Guilherme Boulos ressaltou que a proposta deve tramitar em regime de urgência na Câmara dos Deputados ainda neste semestre. Segundo ele, o projeto possui três pilares fundamentais: o fim da escala 6×1, com a adoção do limite máximo de cinco dias de trabalho para dois de descanso; a redução da jornada semanal para 40 horas; e a garantia de manutenção integral dos salários.
O ministro explicou que, por tramitar em regime de urgência, o Congresso Nacional terá prazo de até 60 dias para deliberar sobre o projeto. Boulos criticou o discurso que, segundo ele, tenta associar a redução da jornada ao colapso econômico. Para Boulos, esse tipo de argumento é uma forma de “terrorismo econômico”, utilizado sempre que trabalhadores avançam em pautas por mais direitos.
O ministro esteve em Campo Grande para participar da quarta edição do Governo do Brasil na Rua, iniciativa coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com a participação de 11 ministérios, além do Sesi, Sebrae, Caixa Econômica Federal e governos locais. O objetivo é aproximar o Estado das necessidades concretas das periferias urbanas. O evento foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) do Parque Lageado.
Ao longo do dia, a população teve acesso a uma ampla oferta de atendimentos e orientações, incluindo serviços dos bancos públicos, com unidade móvel da Caixa Econômica Federal para atendimento, além de oferta de microcrédito em parceria com o Banco do Brasil.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações SEEC Campo Grande, Campo Grande News e Sec. Geral da Presidência)
Link: https://www.sindicario.com.br/noticias-gerais/seebcg-ms-participa-de-debate-sobre-o-fim-da-escala-6x1-com-ministro-boulos/