6 de Fevereiro de 2026 às 14:00
Movimento Sindical
Na manhã desta sexta-feira (6), a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região e vice-presidenta da Fetec Centro-Norte, Neide Rodrigues, marcou presença na Assembleia Geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral de MS (SINTICOP/MS). O evento deu o pontapé inicial para a Campanha Salarial 2026 da categoria, que este ano traz um tema central para a classe trabalhadora: "Jornada Menor Para Uma Vida Melhor".
Convidada para compor a mesa de discussões, Neide Rodrigues compartilhou a experiência vitoriosa da categoria bancária nas negociações da Convenção Coletiva de Trabalho - a primeira CCT de validade nacional foi assinada em 1992. A presidenta ressaltou que o sucesso dos trabalhadores do ramo financeiro é fruto de organização e unidade.
"Estamos aqui para falar sobre a importância fundamental da unidade. Quando o trabalhador entende que o sindicato é a sua principal ferramenta de defesa, a força na mesa de negociação dobra. A CCT dos bancários é a prova viva de que a organização sólida garante direitos que atravessam décadas", afirmou Neide.

Um dos pontos da assembleia foi o debate sobre o fim da escala 6x1. Neide ressaltou que, embora a categoria bancária já usufrua da escala 5x2, essa conquista não foi um presente, mas fruto de intensas batalhas. Ela relembrou, como exemplo de resistência, a ação conjunta do movimento sindical que barrou a tentativa do Santander de estender o expediente bancário aos sábados.
"A mobilização que empreendemos teve um impacto gigante e logrou impedir a abertura das agências aos sábados. Foi uma vitória significativa que demonstra o poder da atuação sindical", pontuou Neide.
Mesmo com a jornada já consolidada em cinco dias semanais, a presidenta reiterou que os bancários seguem firmes na luta pelo fim da escala 6x1 para os demais trabalhadores.
"A luta por uma jornada menor não é apenas uma questão laboral, é uma questão de saúde e de dignidade para quem produz a riqueza deste país. Defender uma jornada menor é defender a vida. Essa medida é fundamental para reduzir os índices de síndrome do esgotamento e garantir que o trabalhador tenha saúde mental e disposição, refletindo em mais bem-estar dentro e fora das empresas”, concluiu a presidenta.
Encerrando sua participação, Neide Rodrigues aproveitou para fazer um apelo urgente sobre o papel dos trabalhadores homens no combate à violência de gênero. Citando os altos índices de feminicídio, a presidenta convocou todos a se engajarem na campanha lançada pelo governo federal para enfrentar esse cenário - “Todos Juntos por Todas”.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://www.sindicario.com.br/noticias-gerais/presidenta-do-sindicato-dos-bancarios-participa-do-lancamento-da-campanha-salarial-do-sindicopms/