27 de Novembro de 2024 às 14:52
Saúde
Desde 1988, o Dia Nacional de Combate ao Câncer é dedicado a levar conhecimento à população, além de ser importante para ressaltar a importância da prevenção da doença. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região faz questão de destacar a relevância do dia 27 de novembro, para alertar os trabalhadores e trabalhadoras bancárias sobre o cuidado com a saúde através da atenção à saúde.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, as estimativas apontam que para cada ano do triênio entre 2022 e 2025 haja 704 mil casos novos de câncer. Ainda que os números sejam altos, a possibilidade de prevenção é uma saída para evitar a doença.
Com esse contexto o Inca, indicou 12 formas de prevenção contra o câncer:
Não fumar: Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente o câncer de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e bexiga. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 7 mil compostos e substâncias químicas que são inaladas por fumantes e não fumantes.
Ter uma alimentação adequada e saudável: Ter uma alimentação adequada e saudável contribui para a prevenção do câncer. Para isso é importante que a alimentação seja baseada em alimentos in natura ou minimamente processados (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas), e evitar os alimentos e bebidas ultraprocessados.
Ter um peso saudável: Manter o peso dentro dos limites saudáveis e evitar o ganho de peso na vida adulta é uma recomendação importante para se proteger contra o câncer.
Praticar atividade física: Manter o corpo em movimento ajuda a prevenir doenças e a prática regular de atividade física está associada à redução do risco do desenvolvimento de vários cânceres.
Amamentar: A amamentação por dois anos ou mais protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
Fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero: Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos, após os dois exames realizados com intervalo anual com resultados negativos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e o câncer do colo do útero tem maiores chances de cura quando diagnosticado precocemente.
Tomar a vacina contra o HPV: Complementando o acompanhamento periódico por meio do exame citopatológico/Papanicolau, a vacinação contra o HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), disponível no SUS, faz parte das ações de prevenção do câncer do colo do útero, fornecendo imunidade e sendo uma importante ferramenta de prevenção da doença.
Vacinar contra a hepatite B: O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza nos postos de saúde do País a vacina contra esse vírus.
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas: O consumo de bebidas alcoólicas, em qualquer quantidade ou tipo, contribui para o risco de desenvolver certos tipos de câncer, entre eles o câncer de cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, pâncreas, fígado, colorretal e mama. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.
Evitar comer carne processada: Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, peito de peru e blanquet de peru podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes (como os nitritos e nitratos) podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto).
Evitar a exposição excessiva ao sol e em horários inadequados: Tomar sol faz bem à saúde, sendo inclusive algo vital. Mas, apesar de benéfico, exige alguns cuidados. É importante evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e, independente do horário, é preciso ter a proteção adequada, como chapéu, protetor solar, inclusive nos lábios, e uso de guarda-sol em praias e clubes.
Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho: Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal para prevenir a doença.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações do INCA)
Link: https://www.sindicario.com.br/noticias-gerais/dia-de-combate-do-cancer-conhecimento-e-prevencao-podem-salvar-vidas/