22 de Abril de 2008 às 10:55
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A Nossa Caixa é a líder do ranking de março do Banco Central, relativo ao número de reclamações em proporção ao total de clientes. O banco paulista registrou no mês passado 173 reclamações procedentes em sua base de cinco milhões de clientes, o que gerou um índice de 3,46. O “top 5” do BC em março registrou ainda a presença de três bancos com participação direta de instituições públicas: a Caixa Econômica Federal ocupou a quarta posição da lista, seguida pelo Conglomerado Banco do Brasil.
Na Nossa Caixa e na CEF, a maior reclamação dos clientes foi voltada para o atendimento. “O que só comprova a luta dos Sindicatos no que se refere à falta de funcionários nas instituições financeiras. Com menos bancários, o serviço mais prejudicado é o atendimento ao cliente”, afirmou Luiz Alexandre Marcondes Monteiro, representante do Sindicato dos Bancários de Campo Grande/MS e Região na Federação dos Bancários de SP e MS e funcionário da Nossa Caixa.
No caso da Nossa Caixa, das 173 reclamações, 35 foram relacionadas ao atendimento, e 32 ao fornecimento de documentos. Na segunda posição do ranking apareceu o Bradesco, com 559 queixas em uma base de 25,6 milhões de clientes – índice de 2,58. No Bradescão, o fornecimento de documentos foi a maior reclamação (122 queixas), seguido do atendimento (109).
A terceira posição coube ao Unibanco (224 reclamações em uma base de oito milhões de clientes, índice de 2,5), onde o atendimento também liderou o descontentamento dos clientes – com 31 queixas, além de 28 sobre o fornecimento de informações.
A CEF teve índice de 1,59, graças às 554 queixas em um total de 34,52 milhões de clientes. Das queixas, 210 foram direcionadas ao atendimento, e 148 ao não cumprimento de prazos estabelecidos. O BB, por sua vez, registrou índice de 1,44, graças às 352 reclamações entre seus 24,5 milhões de clientes. Cem queixas foram relacionadas ao fornecimento de informações.
Secretaria de Imprensa e Comunicação