12 de Novembro de 2019 às 09:51

Caixa tenta convencer trabalhadores a sacrificarem o Saúde Caixa

Plano de Saúde

Recentemente, a direção da Caixa por meio da Gesap (Gerência Nacional de Plano de Saúde) tem percorrido o país inteiro com a intenção de convencer os empregados de que a imposição do teto de 6,5 % da folha de pagamento é algo que se pode superar com medidas alternativas.

Desde dezembro de 2017, está incluso no estatuto do banco um item que impõe a limitação de sua contribuição para a assistência à saúde dos empregados a 6,5% da folha de pagamento, retomando a fórmula que não garante sustentabilidade ao Saúde Caixa. Esse limite quebra a atual forma de financiamento, que determina 30% do custeio assistencial para os usuários e 70%, além de todos os demais custos, por conta da Caixa.

A análise de consultoria atuarial contratada pela própria Caixa projeta que, com o limite de 6.5%, em 2023 os usuários terão que arcar com R$ 2,4 bilhões, representando 67,14% das despesas. Em 2020, quando ainda estará em vigor o modelo atual (70%/30%) pelas projeções, o valor que cabe aos titulares é de R$ 737 milhões. O formato aumenta os custos para os usuários e torna o plano financeiramente insustentável e excludente em um futuro muito breve.

Segundo artigo do Observatório do Participante, entre outras falácias, os representantes da Caixa afirmam que  “pretendem adequar o Saúde Caixa o mais breve possível às regras impostas pela resolução CGPAR 23, e assim que isso estiver concluído, após o vencimento do ACT 2018/2020, a empresa irá reabrir o plano para admitir os empregados que ingressaram  a partir de 01/09/2018”, porém uma das exigências da resolução é justamente a extinção dos planos de autogestão por RH, como é o caso do Saúde Caixa.

“A Caixa quer ludibriar os trabalhadores com essa falsa promessa de “medidas alternativas”. O que vai acontecer na verdade é a destruição por completo de um dos maiores direitos adquiridos, o Saúde Caixa. Vamos ficar atentos aos discursos fantasiosos”, protesta a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus.

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros