19 de Junho de 2026 às 19:58
Campanha

Com o tema "Mais valorização, direitos e futuro", o Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco reuniu cerca de 100 delegadas e delegados eleitos de todo o país, nesta sexta 19, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo, que aprovaram a pauta de reivindicações e o plano de luta e ação.
O SEEBCG-MS estava representado pela presidenta Neide Rodrigues e o diretor José dos Santos Brito.
Neide Rodrigues, que também é vice-presidenta da Fetec Centro-Norte, destacou a importância de conscientizar os novos bancários de que seus direitos são conquistas históricas da categoria, e não concessões dos bancos."Este é um debate fundamental, no qual cada um pode apresentar as demandas específicas dos bancos, trazendo tudo o que ouvimos diretamente da base. Sabemos o tamanho do desafio que é entregar uma minuta e enfrentar o processo de negociação com os banqueiros neste cenário complexo. No entanto, acreditamos na vitória quando você, bancário e bancária, confia e fortalece a nossa luta”, destacou Neide.

José dos Santos Brito, representante da Fetec na COE Bradesco, alertou para os impactos da digitalização e defendeu a urgência do debate sobre a manutenção dos empregos e a necessidade de requalificação profissional para a categoria enfrentar as transformações tecnológicas. "Definimos as propostas contra os problemas mais urgentes da categoria: fechamento de agências, desemprego, metas abusivas e adoecimento. É fundamental que você, bancário e bancária, una forças com o sindicato para defendermos nossos direitos e avançarmos nas negociações coletivas", disse.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A abertura dos debates contou com uma análise de conjuntura apresentada pela presidenta da Contraf-CUT e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira. Em sua exposição, ela ressaltou a importância histórica do movimento sindical na construção da democracia brasileira e na defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Juvandia relembrou diferentes períodos da história recente do país, marcados por arrocho salarial, retirada de direitos e enfraquecimento da organização sindical, além do avanço de discursos de ódio e intolerância. “A luta sindical sempre esteve diretamente ligada à conquista de direitos e à construção de um futuro mais seguro para os trabalhadores e suas famílias. Nada foi conquistado sem mobilização. É preciso analisar o cenário atual e eleger representantes comprometidos com a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores”, afirmou.
Na sequência, a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Neiva Ribeiro, abordou os desafios da Campanha Nacional 2026 e os impactos das transformações do sistema financeiro sobre o emprego bancário.
Segundo Neiva, o Bradesco vive o terceiro ano de seu plano estratégico de reestruturação, marcado pelo fechamento de agências e pela busca de um modelo de negócios semelhante ao adotado pelos demais bancos. “O movimento sindical continua sendo uma força fundamental para enfrentar os desafios impostos pela transformação digital e pela reestruturação do setor financeiro. Mas também é nosso papel cobrar a regulamentação do sistema financeiro, com isonomia regulatória, fiscal e trabalhista entre bancos tradicionais e fintechs, a redução das taxas de juros, o fortalecimento dos bancos públicos e a defesa da democracia”, destacou.
A dirigente lembrou ainda da campanha “Eu Quero Mais Agências”, lançada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em resposta ao fechamento de unidades em todas as regiões da capital paulista. “Precisamos dialogar com a sociedade, fortalecer a esperança e mostrar que é possível construir um futuro com mais direitos, valorização e oportunidades. A unidade da categoria será fundamental para alcançarmos novas conquistas”, concluiu.
O encontro contou ainda com uma apresentação do economista e técnico do Dieese Gustavo Cavarzan, assessor do Comando Nacional dos Bancários nas negociações com o Bradesco. O especialista apresentou os números do banco e analisou os resultados obtidos pela instituição, fornecendo subsídios para os debates sobre as reivindicações dos trabalhadores.
Ao final da atividade, os participantes reforçaram a importância da negociação nacional dos bancários, considerada uma das mais abrangentes do país por reunir trabalhadores de bancos públicos e privados em uma mesma mesa de negociação, possibilitando avanços coletivos em direitos, salários e condições de trabalho.
O encontro foi encerrado com a aprovação da pauta de reivindicações específicas e do plano de lutas e ação que orientarão a atuação dos representantes dos trabalhadores na Campanha Nacional dos Bancários 2026.
Por: Contraf
Link: https://www.sindicario.com.br/campanha-nacional-2026/encontro-nacional-do-bradesco-aprova-pauta-de-reivindicacoes-e-plano-de-lutas/