28 de Outubro de 2010 às 10:01

Seis bancos creditam antecipação da PLR e outras conquistas até sexta

Seis grandes bancos (Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco, Bradesco, Santander e Safra) pagam até sexta-feira, dia 29, a antecipação da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) conquistada com a força da greve na Campanha Nacional dos Bancários 2010. Várias instituições também creditam diferenças salariais e a 13ª cesta-alimentação.

Conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2010/2011, assinada no último dia 20 entre a Contraf-CUT e as entidades sindicais dos bancários com a Fenaban, os bancos têm prazo de dez dias corridos para depositar a antecipação da PLR. Esse prazo vai até o dia 30.

Antecipação da PLR

Cada bancário terá o crédito de 60% da regra básica da PLR, que corresponde a 54% do salário mais R$ 660,48 com teto de R$ 4.308,60. Também receberá a primeira parte do adicional da PLR, que será de 2% do lucro líquido do primeiro semestre distribuído de forma linear entre os funcionários com limite de R$ 1.200.

Confira como será o pagamento em cada banco

HSBC

O banco inglês paga nesta quarta-feira, dia 27, a antecipação da PLR. Cada bancário recebe a regra básica e a primeira parcela do adicional da PLR, no valor de R$ 423,87. Também serão creditadas as diferenças salariais retroativas a 1º de setembro, decorrentes do reajuste de 7,5% para quem ganha até R$ 5.250, excluindo-se os anuênios. Cerca de 80% dos bancários são beneficiados. Os salários superiores terão correção de R$ 393,75 ou a inflação do período de 4,29%, o que for maior.

Já a 13ª cesta-alimentação de R$ 311,08 e as diferenças da aplicação do reajuste de 7,5% sobre o ticket refeição, que subiu para R$ 18,15 por dia trabalhado, e a cesta-alimentação referentes aos meses de setembro e outubro serão pagas nesta sexta-feira.

BRADESCO

O banco credita nesta quarta-feira a 13ª cesta-alimentação e as diferenças de ticket refeição e cesta-alimentação de setembro e outubro.

Já nesta quinta-feira, dia 28, os funcionários recebem a antecipação PLR, o que significa a regra básica e o adicional no valor de R$ 1.200. Também ganham as diferenças salariais retroativas a 1º de setembro.

ITAU UNIBANCO

Os bancários recebem nesta quarta-feira a antecipação da PLR, o que significa a regra básica e o adicional de R$ 1.200.

O pagamento das diferenças de ticket refeição e cesta-alimentação de setembro e outubro será efetuado no dia 12 de novembro.

Já o crédito da 13ª cesta-alimentação será realizado no dia 26 de novembro, juntamente com as diferenças salariais retroativas a 1º de setembro.

SANTANDER

O banco espanhol paga nesta sexta-feira a antecipação da PLR, as diferenças salariais e de ticket refeição e cesta-alimentação referente aos meses de setembro e outubro e a 13ª cesta-alimentação.

Também será creditada a antecipação do Programa de Participação nos Resultados do Santander (PPRS) no valor de R$ 540, que será compensável com o crédito dos programas internos de renda variável (PPE - Programa Próprio Específico e PPG - Programa Próprio Gestão) referentes ao primeiro semestre que serão igualmente efetuados nesta sexta-feira.

CAIXA

A Caixa paga nesta sexta-feira o total da regra básica da PLR, que corresponde a 90% do salário, mais R$ 1.100,80 com teto de R$ 7.181 ou limitado a 13% do lucro líquido projetado de 2010, o que ocorrer primeiro. Considerando a projeção conservadora do lucro deste ano em R$ 2,550 bilhões, o total de 13% do lucro virá primeiro e será insuficiente para a aplicação integral da regra básica. Desta forma, nos moldes do ano passado, será usado um redutor de 35%.

Também será creditado o total da parcela adicional da PLR que, diante da projeção do lucro de 2010, deve ficar em torno de R$ 620.

Além disso, a Caixa deposita a metade da PLR Social, conquistada com a greve deste ano, que garante a distribuição do total de 4% do lucro líquido, também dividido igualmente pelo número de empregados. Tendo em vista a projeção do lucro de 2010, cada empregado recebe agora aproximadamente R$ 620.

SAFRA

O banco paga nesta sexta-feira o valor de R$ 1.440 a título de antecipação do adicional da PLR. O montante é 20% maior que o previsto na convenção coletiva. Também serão creditadas as diferenças salariais retroativas a 1º de setembro. Já as diferenças dos tickets e cesta-alimentação serão pagas em novembro.

O pagamento da primeira parcela da PLR dos funcionários do Safra foi feito em 25 de junho, com um percentual maior. Os caixas receberam em média R$ 1.771, escriturários, R$ 2.232. E bancários com salários em torno de R$ 3 mil, cerca de R$ 2.657. O teto da primeira parcela foi de R$ 4.008.

Veja como será o pagamento do restante da PLR

A regra básica da PLR é de 90% do salário mais o valor fixo de R$ 1.100,80, com teto de R$ 7.181. Caso essa distribuição não atinja 5% do lucro líquido, o montante deverá ser majorado até atingir esse percentual mínimo, limitado a 2,2 salários, com teto de R$ 15.798,20.

Já o adicional da PLR é de 2% do lucro líquido do balanço de 2010, distribuído linearmente entre os funcionários. Conquista da greve, o teto dessa parcela cresceu 14,28%, passando de R$ 2.100 a R$ 2.400.

Assim, cada bancário receberá a diferença entre o valor total e a antecipação da PLR por ocasião do pagamento da segunda parcela, que deve ser efetuado pelos bancos até o dia 1º de março de 2011, conforme prazo definido na convenção coletiva.

Fonte: Contraf-CUT