10 de Julho de 2020 às 11:25

Sindicato dos Bancários interdita duas agências do Santander que abriram sem vigilantes

Mobilização

Nesta sexta-feira, dia 10, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região interditou duas agências do Santander em Campo Grande. As agências da rua Marechal Cândido Mariano Rondon e da avenida Afonso Pena permanecerão fechadas, durante todo o dia, por operarem sem a presença de vigilantes, o que compromete a segurança e a vida de bancários e clientes. O ato conta com o apoio e a participação do Sindicato de Seguranças e Vigilantes de Campo Grande.

Segundo o sindicato, com casos positivos para Covid-19, todos os trabalhadores das duas agências, inclusive os terceirizados, estão em isolamento domiciliar, mas a Superintendência Regional do Santander decidiu reabrir as unidades, nessa quinta-feira (dia 09), com bancários de outras localidades, mas sem a presença de segurança.

Para o secretário de Imprensa e Comunicação do sindicato e bancário do Santander, Vicente Cleber Aires, é inaceitável que o Santander continue desrespeitando a saúde de seus funcionários.

“Nós recebemos denúncias de que as agências abriram sem vigilante e somente com três funcionários em cada agência. Isso é um risco muito grande, além de descumprir a lei que exige que um vigilante permaneça durante o expediente de uma agência. Temos casos recentes de bancários que foram agredidos nas agências, se isso aconteceu com a presença de vigilantes, imagina sem?”, pontua.

A Lei nº 7.102/1983 exige que um vigilante armado permaneça durante todo o expediente de uma instituição financeira. Por isso, de acordo com a presidente do SEEBCG-MS, todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas, como acionando o órgão fiscalizador, que é a Polícia Federal, e também será encaminhada uma denúncia para o Ministério Público.

“Nós, juntamente com o Sindicato dos Vigilantes, estamos encaminhando ofício para a Polícia Federal e também para o Ministério Público para que isso seja resolvido o quanto antes. Manteremos as agências fechadas até que o banco se posicione e mande vigilantes. Essa atitude do banco contraria as normas de segurança e coloca em risco a vida dos bancários e clientes”, comenta a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.

De acordo com Neide Rodrigues, o sindicato tentou dialogar com a Superintendência Regional do banco, mas não obteve sucesso.

“Nós conversamos com a regional do Santander e pedimos que respeitasse a segurança de todos não abrindo as agências sem a presença de vigilantes. Como eles afirmaram que abririam de qualquer forma, decidimos fazer esse ato e interditar as agências para não colocar em risco a vida e a integridade de funcionários e clientes. Não permitiremos que as unidades funcionem sem segurança”, destaca a presidente.

Nas últimas semanas, o sindicato já vem denunciando medidas arbitrárias e irresponsáveis do Santander, com cobrança de metas abusivas e demissões - descumprindo o acordo realizado com o movimento sindical. Em Campo Grande, nos últimos 30 dias, três bancários foram demitidos pelo não cumprimento de metas.

Além disso, com a falta de rodízio de bancários nas agências neste período de pandemia, dezenas de trabalhadores estão em isolamento domiciliar depois de casos positivos para coronavírus. O Santander já soma 15 casos confirmados para Covid-19 em Campo Grande, com isso, cinco agências foram fechadas.

Denuncie

O sindicato reforça o compromisso com a categoria e os bancários, que se sentirem inseguros de algum modo neste momento de pandemia, podem denunciar diretamente para o sindicato no e-mail [email protected] ou para algum dirigente sindical.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação