16 de Junho de 2020 às 11:41

SEEBCG-MS participa de ato para denunciar medidas adotadas pelo Santander

Mobilização

No dia 9 de junho, uma matéria publicada no portal de notícias Folha de São Paulo e  UOL Online afirmava que o Santander Brasil começou a demitir funcionários em um processo que pode cortar 20% do quadro de trabalhadores do banco. Apesar do próprio banco desmentir horas depois, o Santander demitiu ao menos 15 trabalhadores em São Paulo, já na primeira semana de junho. Com isso, o banco descumpre acordo com as entidades sindicais de que não demitiria bancários durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.

É com esse cenário que o movimento sindical realiza hoje, dia 16, uma mobilização através de ações nas redes sociais contra este desrespeito. Estão ocorrendo manifestações em agências e departamentos do banco e um tuitaço com a hashtag #SantanderRespeiteOBrasil.

Em mesa de negociação no início da pandemia, o Santander havia se comprometido, junto com outros bancos, que as metas seriam cobradas com razoabilidade, para garantir segurança e a saúde física e emocional dos bancários. No entanto, a realidade que vem sendo encarada pelos trabalhadores é bem diferente: há denúncias de aumento brutal da cobrança de metas e produtividade nas agências e demais locais de trabalho.

Segundo a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, a mobilização de hoje é para mostrar a toda sociedade que, mesmo durante a pandemia, os bancários estão sujeitos ao cumprimento de metas abusivas, e quem descumpre pode ser demitido.

“É um absurdo que o bancário tenha que lidar com aumento de metas abusivas e a apreensão de ser demitido durante a maior crise de saúde dos últimos tempos. Acompanhamos de perto a situação dos bancários em Campo Grande, visitamos as agências para garantir que esse desrespeito não aconteça”, pontua.

Vale ressaltar que mesmo em meio à crise, não há justificativas para as demissões, uma vez que o banco divulgou recentemente um lucro de R$ 3,85 bilhões nos três primeiros meses de 2020, com crescimento de 10,5% na comparação com o mesmo período de 2019.

“Queremos destacar que se os bancários estiverem sofrendo pressão pelo aumento de metas abusivas ou pela possibilidade de demissões, podem denunciar diretamente com o sindicato ou através de um de nossos diretores”, ressalta Neide.

O sindicato reforça o compromisso com a categoria e mantém um canal aberto para denúncias. Os bancários podem denunciar diretamente para o sindicato no e-mail [email protected] ou pelo telefone dos dirigentes sindicais disponíveis aqui.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS