15 de Março de 2019 às 12:08

Sindicato participa do Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa

Dia de Luta

Nesta sexta-feira, 15, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande – MS e Região participou do Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa. A mobilização é uma resposta aos recentes posicionamentos da nova diretoria, que já deu início ao desmonte da Caixa com a venda de ativos e promessa de privatizar as áreas mais rentáveis do banco ainda este ano. Além da defesa da Caixa 100% pública, por mais empregados e pelo fim do assédio moral na empresa.

Em Campo Grande, os dirigentes sindicais dialogaram com a população e com os bancários, distribuindo um material informativo sobre o banco público e os ataques que vem sofrendo.

Para o presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, o desmonte da Caixa gera um enorme prejuízo para os bancários e também para a população, que pode perder os direitos do papel social do banco.

“O dia de hoje é um importante ato de diálogo com a população e conversa com os trabalhadores para fazer esse importante enfrentamento contra essas medidas que o governo vem tentando implementar dentro da Caixa”, afirmou Edvaldo.

A Caixa é o banco da casa própria, por ser responsável por sete em cada dez financiamentos habitacionais no Brasil (no caso da moradia popular, chega a 90%). A Caixa é o banco do trabalhador, pois paga o seguro-desemprego, o abono-salarial e o PIS, entre outros benefícios.  Mas também é o banco da poupança (40% das poupanças brasileiras) e o banco da infraestrutura, pois leva saneamento básico, energia e urbanização aos municípios mais distantes. Além disso, 37% da arrecadação das loterias vão para programas sociais que atendem milhões de brasileiros.

Desmonte

Desde que tomou posse, o novo presidente, Pedro Guimarães, vem colocando em prática seu cronograma de fatiamento da empresa, combinando a venda de ativos com maior liquidez e menos resistência política. A finalidade tem como objetivo enfraquecer o banco e torná-lo cada vez mais deficitário. Dessa forma, a privatização acontece de forma menos perceptível e sem confronto político com diversos setores da sociedade.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS