4 de Setembro de 2019 às 09:44

Artigo: Dia Nacional de Luta e Reflexão contra o desmonte da Caixa

Caixa 100% Pública

Hoje, certamente,  já estamos nos preparando para mais um dia em nossa rotina, repleta de desafios, tanto pessoais, como profissionais. E, em meio às rotinas, muitas já no piloto automático, não nos apercebemos das contínuas alterações promovidas em âmbito estrutural (e suas diversas interligações) dentro de nossa empresa. Nessa   imensidão de desafios, precisamos encontrar um tempo para buscarmos informações e refletirmos, dialogarmos e posicionarmos diante de pautas, como: Saúde CAIXA, Reestruturação, GDP, Realize, venda de ativos, pagamento das liberações do FGTS (horas extras de Gerentes Gerais?) e o já não novo tema "assédio moral".

Somos diretamente responsáveis pelos fantásticos resultados da CAIXA,  sejam  contábeis, com recordes contínuos de Lucro Líquido, seja  na sua nota de  Gestão Pública, na sua 8ª colocação no ranking de marcas. Nós, empregados CAIXA, ativos ou inativos, somos, efetivamente, os construtores dessa grandeza.

Entretanto, por vezes, numa passividade que não poderia existir naqueles que entendem a grandeza de suas realizações, não apenas para a CAIXA, mas para toda sociedade, nos excluímos do saber, do dialogar, do resistir. Óbvio que isso não é regra. Mas também precisamos reconhecer a necessidade avançarmos  na defesa das conquistas duramente levadas a efeito por décadas de lutas.

Somos um banco  público, participe inconteste no desenvolvimento de um Brasil  de dimensões continentais, de tantas regionalidades, chamados constantemente a mostramos que "somos mais que um banco". Mas não podemos ser "mais que um banco" para o público em geral, para a sociedade, para o Estado, para os Municípios. Precisamos que nossa empresa também nos trate numa relação "Somos mais que um banco". Precisamos de respeito, de reconhecimento, de debates construtivos, de objetivos traçados em comum acordo. Precisamos ser ouvidos e  sermos vistos como "gente que faz a diferença" na construção de valores que levem a uma sociedade mais justa.

Portanto, hoje, tirem um tempo, conversem sobre nosso futuro, não só com gestores, mas com toda a equipe . Um grande abraço, lembrando que no dia 11/09 teremos mais um movimento "SAÚDE CAIXA" e dia 13/09 ,"CAIXA 100% PÚBLICA".

Everton Espíndola
Secretário de Relações Sindicais e Saúde do SEEBCG-MS