11 de Março de 2017 às 18:09

Diretores do sindicato participam de curso da CUT para desmistificar déficit da Previdência

Curso

A CUT/MS promoveu, na sexta-feira (10) e no sábado(11), um curso de formação sindical com o mote sobre a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista. Diretores do SEEB-CG participaram do encontro: Jadir Fragas, Luciana Ribeiro, José dos Santos Brito, Francisco Carvalho, Patrícia Bilac e Ana Lúcia Barbosa.

O evento que é voltado a dirigentes sindicais visa socializar informações para permitir que as organizações sociais obtenham subsídios importantes para debater com a base teórica sobre a política de retirada de conquistas da classe trabalhadora imposta pelo Governo Federal.

A organizadora Sueli Veiga Melo, secretária geral nacional e de Formação da CUT/MS, reforçou o momento da retirada de direitos vivido pelos trabalhadores brasileiros.

“O curso de formação é específico para debater a Reforma Trabalhista e a Reforma da Previdência, são dois temas que estão em pauta na Câmara dos Deputados que atingem diretamente os trabalhadores e as trabalhadoras. Vamos debater tratando do financiamento da previdência, das despesas da Previdência e desta proposta da reforma e o impacto na vida das mulheres , na vida dos trabalhadores a das trabalhadoras rurais e do campo”, ressaltou Sueli

“Os servidores públicos possuem um regime próprio previdenciário e essa reforma acaba com os regimes próprios . Algumas das vantagens como aposentadoria por paridade, integralidade, serão extintos pois passarão a obedecer o Regime Geral Previdenciário”, pontuou Sueli.

Uma das palestras foi do DIEESE: “PEC 287: A minimização da previdência pública”. Um dos mitos do déficit da Previdência é a forma como esse déficit é colocado de maneira distorcida pelo governo com o propósito de induzir e enganar a população. Considerando a Previdência como parte do sistema de seguridade social, não há déficit. Só em 2014, sobraram no caixa R$ 54 bilhões. Em 2015, sobraram mais R$ 11 bilhões. Mas esses recursos têm sido empregados para outros fins, como o pagamento da dívida pública.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG