17 de Junho de 2016 às 17:42

Sindicatos de Mato Grosso do Sul participam da 12ª Jornada Nacional de Debates do Dieese

Negociação Salarial

Martins e Santos Comunicação

Aconteceu nessa sexta-feira, dia 17, a 12º Jornada Nacional de Debates para discutir o tema “Desafios da Negociação Coletiva em Cenário de Crise”, promovida pela Diesse-MS. Na mesa de abertura, os dirigentes sindicais ressaltaram a importância do evento, que busca disponibilizar informações que podem subsidiar a luta dos sindicatos em negociações coletivas, diante do atual cenário de crise política e econômica brasileira.

A supervisora técnica do Dieese-MS, Andreia Ferreira, foi a responsável por apresentar e debater o processo de negociação salarial enfrentada pelos trabalhadores neste momento de crise.

A economista fez uma análise da conjuntura econômica expondo a evolução de queda do PIB brasileiro entre 2001 e 2014 e apontando os fatores que contribuíram para a redução do seu crescimento. Ela ainda demostrou a elevação da Selic e como a inflação impactou nas negociações dos reajustes salariais de 2015. Os dados revelam que o aumento real médio dos salários no ano passado foi de apenas 0,23%. Cerca de 52% dos reajustes salariais apresentaram ganhos acima da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Andreia falou dos principais desafios para a classe trabalhadora nas negociações deste ano, já que não há perspectiva de quando essa crise econômica vai acabar. Ela ressaltou que cada categoria vai ter que estudar qual caminho seguir e lutar muito para conseguir suas reivindicações e avançar em conquistas sociais.

O evento também teve como convidado o membro da Frente Brasil Popular, Mário Fonseca, que apresentou a crise e as complicações no âmbito político.

O encontro contou ainda com a presença de representantes dos Sindicatos dos Bancários de Campo Grande e de Dourados, Sinergia-MS (Sindicato dos Eletricitários de Mato Grosso do Sul), Sindijus (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul), Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã e Dourados e Sintsprev/MS (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social em MS).

Bancários

No caso da categoria dos bancários, a data-base da categoria é 1º de setembro. Entre os dias 29 e 31 de julho, os bancários – que têm uma Convenção Coletiva de Trabalho que vale para todos os empregados de bancos públicos e privados em todo o Brasil – reúnem-se em conferência nacional para definir a pauta de reivindicações que é entregue aos banqueiros geralmente no mês de agosto.

“A nossa campanha salarial deste ano vai depender de garra e determinação de cada um para que ela seja vitoriosa”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Edvaldo Barros.

Por: Tatiana Martins/Daiana Porto - Assessoria de Comunicação do SEEB/CG