7 de Dezembro de 2016 às 15:51

Sindicato realiza protesto no Dia Nacional de Luta no Banco do Brasil

Dia Nacional de Luta

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região realizou nesta quarta-feira, dia 7, um ato para conscientizar bancários e clientes do Banco do Brasil sobre a nova reestruturação da instituição. A mobilização do Dia Nacional de Luta aconteceu na agência da esquina da Av. Afonso Pena com a R. 13 de maio.

No último dia 20 de novembro, o banco anunciou uma reestruturação institucional, que vai reduzir 9.072 vagas no quadro de pessoal, desativar 402 agências e outras 379 serão transformadas em postos de atendimento, além de um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI) com público alvo de 18.000 funcionários. Em Mato Grosso do Sul, 202 bancários serão prejudicados.

“Os trabalhadores precisam estar unidos, pois essa nova reestruturação precariza as condições de trabalho, sobrecarregando os bancários que continuarão nas unidades. A redução do número de agências e funcionários também prejudica os clientes no momento do atendimento”, afirmou o presidente do sindicato, Edvaldo Barros.

“O banco não dialogou com a categoria bancária e nem com a população algo que afeta e prejudica diretamente os cidadãos, clientes e funcionários. O Banco do Brasil é um banco que tem lucrado, não é necessária essa ação arbitrária”, ressaltou o secretário jurídico do sindicato e funcionário do BB, Orlando Almeida Filho.

O BB lucrou R$ 7,070 bilhões nos primeiros nove meses de 2016, resultado que, para o sindicato, mostra que não há necessidade para enxugar ainda mais a máquina administrativa.

Em Mato Grosso do Sul, duas agências serão fechadas em Campo Grande (Cachoeira e Parque das Nações) e uma em Corumbá. Outras quatro serão transformadas em postos de atendimento: Campo Grande (UFMS), Rio Negro, Dourados e Ponta Porã.

Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação SEEB-CG