28 de Junho de 2016 às 09:21

Sindicato dos Bancários de SP paralisa agência com quadro insuficiente

Santander

Imagine entrar em uma agência do Santander, uma das maiores e mais lucrativas instituições financeiras com operações no Brasil, e descobrir que apenas quatro bancários são responsáveis por todo atendimento ao cliente e demais funções. Foi exatamente esta situação que dirigentes sindicais flagraram em unidade na zona leste de São Paulo.

“Quando nós chegamos ao local na sexta-feira 24, apenas quatro bancários trabalhavam na agência, sendo três pertencentes ao quadro próprio e um deslocado de outra unidade. Este local de trabalho hoje tem seis funcionários afastados, por licença-maternidade ou adoecimento. Mesmo assim, no mesmo dia que flagramos esta grave situação, um trabalhador foi demitido. Ao invés de solucionar a falta de funcionários, o banco demite”, explica a dirigente sindical e funcionária do Santander Ana Marta.

Com a falta de condições de trabalho, o Sindicato decidiu paralisar o local na segunda-feira 27. “Mantivemos as atividades paralisadas das 8h30 às 14h, até que o banco deslocou mais dois funcionários para apoiar a agência”, conta a dirigente.

Com a paralisação e a cobrança do Sindicato, o Santander se comprometeu a mapear o quadro de funcionários da unidade para acabar com a defasagem. “Deslocar bancários de outras agências é tapar um buraco abrindo outro. Continuaremos monitorando a situação e, caso o Santander não solucione a questão com alocação de quadro próprio, vamos realizar novos protestos”, enfatiza o também dirigente sindical e funcionário do Santander Marcelo Sá.

Por: Felipe Rousselet - SEEB/SP