23 de Julho de 2014 às 08:00

Projeto-piloto de Segurança Bancária será avaliado nesta quarta

Segurança Bancária

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e o Coletivo Nacional de Segurança Bancária, se reúnem nesta quarta-feira (23), às 15 horas, com a Fenaban, em São Paulo, para fazer a avaliação nacional do Projeto-piloto de Segurança Bancária. Conquistado nas negociações da Campanha Nacional 2012, a iniciativa está em andamento em 209 agências de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Assinado no dia 14 de maio de 2013 com prazo de adequação das agências em até 90 dias, o projeto-piloto testa itens de segurança há muito tempo reivindicados pelos bancários para a prevenção de assaltos, como porta giratória com detector de metais, câmeras internas e externas, biombos em frente aos caixas, guarda-volumes e vigilantes armados e com coletes balísticos.

Um grupo de acompanhamento, integrado pela Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Fenaban, se reuniu cinco vezes desde novembro do ano passado em Recife, discutindo o andamento do projeto-piloto e verificando as ocorrências. Houve também reuniões com representantes das agências envolvidas, com a participação da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Os primeiros resultados apontaram redução dos assaltos. Também aconteceu uma queda nos crimes de "saidinha de banco", cujos dados nunca antes tinham sido revelados. Nesta reunião de avaliação serão conhecidos novos números para avaliar a eficácia das medidas do projeto-piloto.

"A expectativa dos bancários é a extensão das medidas testadas e aprovadas no projeto-piloto para todas as agências e postos de atendimento bancário em todo o Brasil, buscando trazer mais segurança e proteger a vida de trabalhadores e clientes", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.

A Fenaban também apresentará a estatística semestral de assaltos a bancos referente ao primeiro semestre de 2014, conforme estabelece a cláusula 32ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Reunião preparatória

Também nesta quarta, às 9h30, o Comando Nacional e o Coletivo Nacional de Segurança Bancária se encontram, na sede da Contraf-CUT, para preparar os debates com os bancos.

Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros