CUT

9 de Julho de 2014 às 08:17

Plebiscito Popular do Sistema Político Brasileiro realiza ato em Campo Grande

A organização escolheu fazer o ato em um dos bancos campeões em financiamento privado de eleições políticas.

Escrito por: Sérgio Souza Júnior - CUT/MS

Na manhã desta segunda-feira (7), foi realizada uma manifestação dos movimentos sociais no centro de Campo Grande-MS em defesa do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva do Sistema Político Brasileiro.

A atividade foi realizada simultaneamente com outras capitais do país, nesta data, que foi demarcada como Dia Nacional de Luta da Constituinte.

O local escolhido para a atividade foi simbólico, pois o Banco Bradesco é um dos maiores financiadores privados das campanhas políticas eleitorais. Segundo a organização é este tipo de financiamento que impede que os setores populares e sindicais tenham um número maior de representantes nas câmaras legislativas.

O ato buscava conscientizar as pessoas que passavam e panfletos foram distribuídos na atividade.

Segundo Walkes Vargas, da Secretaria Operativa do Plebiscito e membro do Fórum Municipal de Juventudes de Campo Grande, "a atividade foi muito positiva, as pessoas pegavam nossos materiais e vinham conversar. Estamos muito animados e pretendemos colher 10 milhões de votos no país neste Plebiscito Popular".

Para Iaci Azamor, Presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, “os bancos privados são os maiores financiadores de campanha, é o vínculo do capital com a política, eles fazem isso para que seus interesses falem mais alto. Basta ver esta fila ao lado, para o pagamento de contas, tudo porque os bancos não querem mais oferecer este serviço.”

Azamor complementou “nós bancários, somos jogados na rua, igual esta fila, estamos perdendo nossos empregos para manter o lucro de bancos, que preferem a terceirização e gastam milhões com as campanhas políticas”.

Para Róbson Luiz de Souza, membro da Rede de Educação Cidadã (RECID-MS), “a gente deu mais um passo na construção do Plebiscito, as entidades vestiram a camisa e isso é muito positivo. Este foi um ato para conscientizar as pessoas e é quando as entidades se unem que as coisas funcionam”.

Fazem parte do Plebiscito Constituinte Mato Grosso do Sul:

AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, CUT-MS – Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, CEDAMPO – Centro de Documentação dos Movimentos Populares, DACLOBE – Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua, CDDH Marçal de Souza – Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, FEUMAMS – Federação Estadual das Uniões das Associações de Moradores de MS, FJCG – Fórum de Juventudes de Campo Grande, MMC-MS – Movimento de Mulheres Camponesas, MCLRA – Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária, MST-MS – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, PCdoB-MS – Partido Comunista do Brasil, PT-MS – Partido dos Trabalhadores e RECID-MS – Rede de Educação Cidadã, Marcha Mundial das Mulheres.