18 de Dezembro de 2014 às 07:53

Fetec-CUT/SP completa 25 anos de lutas e reconta sua história

Evento reuniu atual e ex-presidentes da federação

Anju-Seeb São Paulo

Para marcar os 25 anos de sua fundação, comemorados no último dia 9 de dezembro, a FETEC-CUT/SP reuniu importantes lideranças do movimento sindical bancário durante seminário realizado, nesta terça-feira 16, no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Com a presença dos quatro bancários que presidiram a entidade neste período, o evento recontou a história da criação e das inúmeras lutas desta que foi a primeira federação da estrutura vertical da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Augusto Campos, fundador da entidade e o primeiro a presidi-la desde a direção provisória, em 1989, até 1996, recordou as dificuldades da Ditadura Militar e da estrutura sindical vigente.

"Naquele período, éramos órfãos e, mesmo assim, peitamos tudo o que estava estabelecido. Não aceitávamos o modo de atuação da época, tanto nas negociações com os banqueiros, como o de compor direções. Mesmo diante de uma ditadura que matava e torturava, nos articulamos no Estado de São Paulo e foi assim que ganhamos novos sindicatos".

Augustão, como é carinhosamente conhecido, deixou o seguinte recado: "Nunca devemos nos enquadrar no esquema. Devemos, sim, ter sempre claro o conceito de classe trabalhadora e não ter medo de ir para as ruas fazer a disputa", salientou.

José Pinheiro de Miranda, presidente da FETEC-CUT/SP entre 1996 e 1999, lembrou do importante período em que a entidade elegeu a comunicação como um dos instrumentos de luta, bem como da criação das caravanas e do conceito de sindicato-cidadão.

"A partir daí, os sindicatos passaram a integrar outros âmbitos em seus municípios, atuando de forma solidária, com disputas em conselhos municipais e demais fóruns locais. Prática que contribuiu para a construção de um sonho, o de ver nascer um novo país, e que até hoje nos rende bons frutos. Acredito que a FETEC-CUT/SP tenha cumprido um importante papel, devendo agora traçar um novo rumo para atuar dentro da nova realidade, com o propósito de avançar no projeto cutista", ressaltou Pinheiro.

Sebastião Geraldo Cardozo, o Tião, presidente da federação entre 1999 e 2009, recordou o período pós eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Tivemos de aprender a realizar o trabalho sindical diante de um governo que ajudamos a eleger. No atual momento, enfrentamos fortes ataques ao projeto democrático-popular ao mesmo tempo em que precisamos dar respostas à classe trabalhadora. É uma tarefa que requer esforço concentrado e conjunto, por meio do reforço da luta em nosso dia a dia", disse.

Luiz César de Freitas, o Alemão, atual presidente da FETEC-CUT/SP desde 2009, ressaltou o trabalho em parceria de todas as lideranças na construção entidade.

"Os últimos anos foram de potencialização da ação política de cada sindicato na luta por avanços nas conquistas, o que tem possibilitado mais qualidade de vida e melhores condições de trabalho para os bancários. No período recente, também conquistamos mais representatividade, fazendo a disputa na sociedade em defesa das bandeiras da classe trabalhadora. Realizamos campanhas de sindicalização, promovendo a organização sindical da categoria e fortalecendo os sindicatos. Hoje, temos importantes desafios, como formar novos quadros de dirigentes sindicais, fortalecer o ramo e continuar defendendo uma sociedade justa e solidária", salientou o dirigente.

O seminário comemorativo dos 25 anos da FETEC-CUT/SP também trouxe recados do presidente da CUT, Vagner Freitas, e da presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira.

Vagner lembrou a importância de se ampliar a representação no ramo financeiro diante das rápidas mudanças tecnológicas. Juvandia salientou a necessidade de ampliar a defesa da democracia, buscando a reforma política e conscientizando a sociedade sobre a importância da democratização dos meios de comunicação.

O evento também contou com importantes presenças do deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino; do dirigente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e um dos idealizadores da federação cutista, Francisco Bellísimo; além dos ex-secretários geral da FETEC-CUT/SP, Lúcia Mathias e Alberto Moschkovich, bem como ex-dirigentes da federação e entidades parceiras.

Durante a atividade, foi oficializada a nova logomarca da FETEC/CUT-SP.

Fonte: Lucimar Cruz Beraldo - Fetec/CUT-SP