21 de Janeiro de 2016 às 15:15

Fetec-CUT Centro Norte completa 26 anos e Contraf-CUT chega ao 10º aniversário

São duas histórias que se entrelaçam e que têm o objetivo comum de lutar pela organização e pela defesa intransigente da categoria bancária

Fetec-CUT/CN

Presidente Avelino juntamente com os ex-presidentes da Fetec-CUT/CN durante comemoração dos 25 anos

A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) completou 26 anos de existência nesta terça-feira 19 de janeiro, uma semana antes de a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) comemorar seu décimo aniversário, na próxima terça-feira 26.

“São duas histórias que se entrelaçam, até porque a Fetec-CUT/CN foi uma das fundadoras da Contraf, da qual é filiada. Mais importante, as duas instituições têm o objetivo comum de lutar pela organização e pela defesa intransigente da categoria bancária, estratégia que tem se provado correta com as conquistas econômicas e sociais das últimas décadas”, afirma José Avelino, presidente da Federação.

Fundada em 19 de janeiro de 1990 e ratificada por um congresso interestadual da categoria, em março de 1991, em Cuiabá-MT, a Fetec-CUT/CN representa todos os bancários dos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Roraima, Distrito Federal, Pará, Amapá, da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno-Ride e das cidades de Rondonópolis(MT) e Região Sul, de Dourados(MS) e Região, Barra do Garças(MT) e Região e de Campo Grande (MS) e Região.

Os bancários de Brasília foram os primeiros a aprovarem a filiação de seu sindicato à Federação, em assembleia realizada em 24 de março de 1993, e os de Campo Grande (MS) e Região foram os mais recentes, no dia 17 de novembro de 2011.

Até a criação da Fetec-CUT/CN, os bancários desses Estados eram representados pela Federação do Estado de São Paulo, com sede em São Paulo (SP), e pela Federação dos Bancários do Norte-Nordeste, com sede em Fortaleza (CE). A enorme distância geográfica e as diferenças de concepção sindical entre os sindicatos e aquelas federações levou à criação da Fetec-CUT/CN, que nasceu em oposição a elas.

Diferente das federações tradicionais, teve sua direção eleita em um congresso com ampla participação da base, aprovado sua filiação ao Dieese e à CUT. Dessa forma, já nasceu compromissada com a implantação de um nova estrutura sindical no país. Uma estrutura que favoreça o surgimento e a consolidação de entidades sindicais democráticas, combativas, autônomas, pluralistas e de massa, voltadas para a construção da unidade da classe trabalhadora e de uma sociedade justa e igualitária.

A Confederação

A Fetec-CUT/CN foi uma das fundadoras da Contraf-CUT na assembleia realizada em Curitiba-PR no dia 26 de janeiro de 2006, junto com a Fetec SP e Fetec PR.

A Contraf-CUT é a sucessora da Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT), fundada em 1992, que por sua vez sucedeu o Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT), criado em 1985, ainda em plena ditadura militar.

A Contraf-CUT representa oito federações, entre elas a Fetec-CUT/CN, e 104 sindicatos de bancários de todo o país.

Fonte: Fetec-CUT/CN