26 de Setembro de 2016 às 20:27

Fenaban marca nova rodada de negociações com Comando Nacional dos Bancários

Greve

Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) atendeu, nesta segunda-feira (26), à solicitação feita pelo Comando Nacional dos Bancários e confirmou uma nova rodada de negociações para esta terça-feira (27), às 14h, em São Paulo.

Na sexta-feira, o Comando enviou um oficio a Fenaban para solicitar a volta das negociações da Campanha Nacional 2016. No texto, o Comando reforçou que, como os dirigentes sindicais estariam reunidos em São Paulo, na sede da Contraf-CUT, eles se colocavam à disposição para a retomada dos temas tratados na mesa de negociação.

Para Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT e um dos coordenadores do Comando Nacional, a força da mobilização da categoria foi uma das responsáveis pelo retorno das negociações. “Nossas negociações estavam paradas porque a Fenaban vinha fazendo reuniões sem alterar absolutamente nada a sua proposta. Reclamamos muito disso e os trabalhadores e a população sofreram com este pouco caso. Finalmente o bom senso prevaleceu e aceitaram o nosso convite para voltar a negociar o reajuste dos nossos salários e os outros temas da nossa Minuta de Reivindicações.”

Nesta segunda-feira, quando os bancários chegam ao 21º dia de greve, 13.420 agências e 33 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas. O número representa 57% das agências. Em Campo Grande e região, das 160 unidades bancárias, 148 estão fechadas.

Segundo o presidente do sindicato, Edvaldo Barros, o Comando espera que a Fenaban apresente uma proposta decente e digna, que efetivamente atenda às reivindicações da categoria. “Se os banqueiros insistirem com a proposta já apresentada, vamos fazer o que realizamos até hoje, vamos continuar com o nosso movimento, que tem crescido diariamente. Os bancários estão descontentes com a postura dos bancos de não valorizarem seus funcionários”, afirmou.