21 de Outubro de 2014 às 18:47

Em 2014, privatização do Banestado completa 14 anos

Banco Público foi entregue ao capital privado durante gestão FHC

Escrito por: SEEB Curitiba

Na sexta-feira, 17 de outubro, a privatização do Banco do Estado do Paraná (Banestado) completa 14 anos. Sob o governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o banco público paranaense foi levado a leilão no ano 2000 e vendido para o Itaú por apenas R$ 1,6 bilhão. Nem mesmo a aguerrida luta capitaneada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região foi capaz de deter o avanço da privatização.

Em 2012, o Sindicato publicou um livro em comemoração aos seus 80 anos de lutas, resistência e conquistas. A obra possui um caderno especial que rememora e relata toda a história do Banestado. Abaixo você pode conferir com detalhes o fim dramático do banco que um dia foi o principal propulsor do desenvolvimento paranaense.

Veja aqui.