15 de Março de 2015 às 16:46

Diretor do Seeb/CG participa do Seminário “Em defesa da CAIXA 100% pública” no SEEB/MT

Caixa 100% Pública

E-mailImprimirPDF

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) realiza, nos dias 13 e 14 de março, o Seminário “Em defesa da CAIXA 100% pública, no auditório 1º de Maio, na sede do Sindicato. abertura do Seminário que aconteceu nesta sexta-feira (13/03).

Na abertura, o presidente do SEEB/MT, José Guerra, destacou a realização do seminário foi um compromisso da Sindicato durante a Campanha Salarial para discutir inicialmente a Isonomia Salarial, hoje assume um papel fundamental na luta em defesa da CAIXA100%pública.

De acordo com o secretário de comunicação e imprensa do SEEB/MT, e empregado da Caixa, John Gordon, o evento tem por objetivo informar os empregados da Caixa sobre assuntos pendentes do processo de negociação com a direção da empresa e fundamentalmente mobilizar para defesa da Caixa 100% Pública.

Na mesa de abertura, o presidente da CUT/MT e diretor do SEEB/MT, João Luiz Dourado, destacou a importância de realizar de debater, neste momento, a abertura de capital da Caixa que foi proposta pelo governo federal. "O sindicato está de parabéns em realizar esse debate, pois reforça a mobilização que começou nas portas das agências", frisou ressaltando que Central incorporou em sua pauta de luta a defesa da Caixa como um banco 100% público.

Também, na mesa de abertura contou com a participação do vereador Arilson da Silva, bancário e direção do SEEB/MT, do presidente do Sindicato de Rondonópolis, Sebastião Tavares, do Diretor  do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, Cícero Roberto, do presidente Associação dos Empregados da Caixa(Apcef-MT), Augusto Ferreira.

Na sequência, o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Ferreira, empregado da Caixa desde 1989, fez uma exposição sobre os números da Caixa ressaltando a importância da CAIXA como banco 100% público, principalmente que a Caixa é protagonista no desenvolvimento social do país.

"A Caixa nasceu com o DNA de assistir a população mais necessitada. Foi criada,como a casa de Penhor Monte de Socorro da Corte e a Caixa Econômica da Corte, duas importantes instituições públicas que mais tarde se fundiram e contribuíram enormemente para o processo de formação econômica, social e política do Brasil,  na época imperial, sob a regência de D. Pedro II nome "Monte do Socorro" para possibilitar a poupança dos escravos para a compra de sua carta de alforria, por quase 130 anos ininterruptos, até a chegada ao poder do presidente Fernando Collor de Mello, que, por decreto, mandou confiscar todos os ativos financeiros da população brasileira. Nos últimos 10 anos, a Caixa dobrou de tamanho, abriu mais agências, dobrou de tamanho e já possui mais de quatro mil agências, expandiu sua atuação,  atendendo às mais remotas regiões do país, contratou  mais empregados, indo na contramão dos outros bancos que demitiram para manter sua lucratividade", afirmou, destacando que a Caixa é fundamental para a execução das políticas públicas do governo.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 13 de Março

19 às 20h30 – Credenciamento

20h30 - Abertura