20 de Junho de 2016 às 09:14

Congressos do BB e da Caixa são exemplos de mobilização da categoria

Congresso Nacional

“Encerramos, acumulamos e agora vamos à luta. Tenho certeza que cada bancário e cada bancária sai daqui convicto de uma coisa: só a luta te garante!”, afirmou Roberto von der Osten, presidente da Contraf-CUT, ao final do 27º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e do 32º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), nesse domingo (19).

Durante três dias, mais de 800 trabalhadores, entre delegados, convidados e observadores estiveram presentes no Hotel Holiday Inn, no Parque Anhembi, em São Paulo, para debater as demandas dos trabalhadores do Banco do Brasil e da Caixa.

Cada um dos congressos aprovou as pautas específicas, que serão encaminhadas aos bancos. O presidente da Contraf-CUT agradeceu a cada bancário e bancária que participou e contribuiu para a construção do nosso pensamento a respeito da conjuntura e da campanha nacional. “Quero agradecer a todos os sindicatos e federações, que fizeram debate no seu âmbito, trouxeram seus delegados e, com todo respeito, fizemos o debate da nossa diversidade para a construção de uma posição para nós defendermos os bancos públicos e defender nossa campanha nacional. “

O Secretário-geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza, enalteceu a importância do 1º Seminário Nacional em Defesa dos Bancos Públicos, realizado na sexta-feira (17). O Seminário reuniu bancários de bancos públicos e privados, além de envolver diversos atores da sociedade civil, movimentos sindicais, sociais e populares, MST e parlamentares. “Estamos vivenciando o mesmo enredo usado pelo governo FHC para justificar a entrega do patrimônio brasileiro na década de 90. Diante desse quadro preocupante, estaremos reunindo forças neste seminário para construir uma grande unidade nacional em defesa dos bancos públicos.”

Fonte: Rede Nacional de Comunicação dos Bancários