5 de Dezembro de 2016 às 08:46

Coletivo de Segurança da Contraf-CUT se reúne para debater medidas de segurança nos bancos

Contraf-CUT

O coletivo de segurança da Contraf-CUT participou, no dia 1º de dezembro, da 111ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), no departamento da Polícia Federal, para debater as principais medidas de segurança nas agências bancárias. Um dia anterior, na quarta-feira (30), aconteceu uma reunião preparatória, onde participaram os representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV).

Um dos temas abordados na reunião foi sobre a subtração de armas nas dependências das agências bancárias. Para debater este tema foi sugerido a criação de um Grupo de Trabalho, mas a Febraban, mais uma vez, votou contrário.

Outro ponto de pauta foi o aperfeiçoamento do teste de alarme nos bancos, que consta dentro do plano de segurança. Os representantes dos trabalhadores entendem que a fiscalização para ser eficaz, tem que ter o efeito surpresa.

O coletivo reafirmou em mesa a necessidade de ter a abertura remota das agências, o que foi prontamente aceito pela Policia Federal. Outro assunto que os representantes dos bancos foram contra.

A alteração do estatuto de segurança privada (lei 7.102/12) foi aprovada no último dia 29/11, na Câmara dos Deputados, onde retorna ao senado para ser votada. “Mais uma pauta de interesse dos trabalhadores colocada na calada da noite, onde só os representantes dos bancos participaram”, destacou o secretário de Políticas Sindicais da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga.

Após a cobrança por parte do coletivo de segurança e a CNTV em relação ao horário de almoço dos vigilantes nas agências do Santander, a Polícia Federal cobrou da Febraban uma resposta para a próxima reunião da CCASP.

O coletivo foi representado pelos dirigentes Valdir Machado, da Fetec-SP; João Rufino, da Fetrafi Nordeste; José Carlos Bragança, da Fetrafi MG; Marco Aurélio Alves, do Seeb BH; Raimundo, do Distrito Federal; Carlos Damarindo, do Seeb SP; Yasuki Niiuchi e Elson Siraque, do Seeb ABC e Sandro Mattos, da Fetec Centro Norte.

A 112 ª CCASP foi marcada para o dia 14 de março de 2017, às 9h, em Brasília.

Fonte: Contraf-CUT com informações da Fetec SP