23 de Julho de 2014 às 10:00

Caref Rafael Matos lança site para dialogar com funcionalismo do BB

CANAL COM OS BANCÁRIOS

O representante eleito pelos funcionários ao Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref), Rafael Matos, lançou nesta terça-feira 22 sua página na internet, que pretende ser um canal de comunicação de mão dupla com o "objetivo de informar tudo o que acontece no mandato, dialogar e colher opiniões e impressões" dos bancários.

Clique aqui para acessar o site, que assume o compromisso de ser "a voz dos funcionários no Conselho de Administração do BB".

"Estamos inaugurando uma via de mão dupla", afirma Rafael, que pretende na sua página "contribuir para que os funcionários do BB participem da discussão sobre os rumos da empresa e suas políticas estratégicas com reflexos nas relações de trabalho estabelecidas pela direção do banco com o funcionalismo".

Eleito representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do BB em votação direta realizada em dois turnos, respectivamente em maio e junho de 2013, Rafael salienta que, além de se tornar "um fórum de debates sobre as questões que afligem todos os nossos colegas no seu dia-a-dia", o site também almeja contribuir "para tornar o Banco do Brasil uma empresa cada vez mais forte, protagonista em seu papel público, agente do desenvolvimento socioeconômico nacional, com uma atuação orientada pela sustentabilidade e pelo respeito aos trabalhadores".

Voz dos bancários na direção

A eleição para representante dos funcionários ao Conselho de Administração das empresas públicas foi uma conquista das centrais sindicais, capitaneada pela CUT, transformada em lei pelo presidente Luiz Inácio da Silva em dezembro de 2010. Representa um avanço importante porque dá voz aos trabalhadores na instância máxima de definição dos rumos e orientação geral da atuação dessas empresas.

Rafael Matos, ex-diretor do Sindicato de São Paulo, foi apoiado na eleição pela Contraf-CUT e pela grande maioria das entidades sindicais . Nesse propósito de atuar "como agente catalisador na discussão sobre o papel do BB", o Caref já está realizando uma agenda de visitas a diversas unidades do banco em todo o país, que sempre será compartilhada pelo site.

"Vamos amplificar, neste espaço, as opiniões e demandas colhidas nessas visitas e reuniões. Mas sua participação individual, enviando comentários a este site será muito bem-vinda e sempre fundamental. Afinal de contas, esse mandato é um projeto coletivo na defesa dos interesses dos funcionários do BB. Queremos um banco com atuação relevante no mercado, atuante nos interesses de cada cidadão brasileiro, mas que valorize cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras", conclui Rafael Matos.

Fonte: Contraf-CUT