BRB

25 de Agosto de 2016 às 10:04

BRB recebe pauta específica dos funcionários e dirigentes querem antecipar primeira rodada

BRB

O Sindicato dos Bancários de Brasília fez, no último dia 22, a entrega à direção do BRB da pauta geral da categoria e da pauta específica dos funcionários para as negociações da Campanha Nacional 2016.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, reiterou ao presidente do BRB, Vasco Gonçalves, o caráter nacional da campanha e a importância do banco em se comprometer a tomar como parâmetro mínimo para o acordo coletivo o que for pactuado com a Fenaban.

Vasco Gonçalves disse que a direção do banco está empenhada em construir um acordo positivo. Segundo ele, o BRB ainda não pode afirmar categoricamente que seguirá a Fenaban, mas a intenção de construir um bom acordo é um norte a ser seguido.

O presidente do Sindicato fez questão de ressaltar que o GDF não pode criar dificuldades nas negociações, tentando colocar a instituição no mesmo rol das demais empresas do DF. “O BRB, ao contrário de outras empresas, nunca necessitou de aportes de recursos do Tesouro. Tem orçamento próprio e é doador de recursos para o GDF via dividendos. O BRB está, ainda, inserido no sistema financeiro, que tem uma convenção coletiva nacional”, destacou Araújo.

Proposta descabida

Surpreendentemente, ao final da reunião, o BRB apresentou, junto com o calendário de negociações, uma pauta de reivindicações supostamente para constar da pauta sindical. Os representantes dos trabalhadores protestaram. “O Sindicato considera essa atitude uma inversão absurda, pois a entidade representa os bancários, e a formatação da pauta, bem como a sua validação em assembleia, já ocorreu, no dia 12 passado. Assim, essa proposta do BRB, além de intempestiva, é descabida”, reclama o secretário-geral do Sindicato, Cristiano Severo.

Já nesta terça-feira o Sindicato devolveu ao BRB  o documento apresentado, que o banco chama de positivo, mas que traz ataques aos direitos dos trabalhadores, como a proposta de redução da cobertura de medicamentos para doenças crônicas e a piora da política de horas extras. O Sindicato reitera: a entidade representa os bancários e não a direção do BRB.

Com relação ao calendário, o banco agendou negociação para o dia 31 de agosto.

Fonte: Seeb Brasília